Maria Teresa Marques

Colaboradores

Licenciada em Medicina, em 1973, pela Faculdade de Medicina de Lisboa (FML).

Especialista em Patologia Clínica e Chefe de Serviço de Patologia Clínica do quadro do Hospital de Santa Cruz (HSC) e mais tarde Diretora do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial do CHLO e Responsável pelo novo Laboratório de Microbiologia Clínica e Biologia Molecular do CHLO.

Doutorada em Medicina na especialidade de Microbiologia pela FML da UL.

Professora Associada Convidada de Microbiologia e Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM – UNL) e Regente da Unidade curricular de Microbiologia e Parasitologia. Coordenadora da Comissão Pedagógica do 3º ano e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FCM-UNL.

Frequência do “Curso Livre de Bioética”, organizado pelo Instituto de Estudos Fenomenológicos, Ontológicos e Axológicos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e pelo Centro de Estudos de Bioética de Coimbra, em Lisboa. Pós-Graduação em Direito e Medicina, Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Presidente da Comissão de Ética para a Saúde (CES) do Hospital de Santa Cruz e mais tarde Presidente da CES do CHLO e Coordenadora da Entidade de Verificação da Admissibilidade da Colheita para Transplante (EVA) do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), cargos estes que continua a exercer.

Representante de Portugal para a área de Microbiologia no European Working Group for Legionella Infections (EWGLI), por nomeação do Ministro da Saúde e mais tarde nomeada “Disease expert – Laboratory Legi” no European Legionnaires’ Disease Surveillance Net (ELDSNet) do ECDC, por proposta da Direção Geral da Saúde. Coordenadora do Programa Nacional de Vigilância Epidemiológica Integrada da Doença dos Legionários. Membro do European Council Elected Country Representatives of the European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases.

Tem Cinquenta e seis trabalhos publicados em revistas estrangeiras e portuguesas. Oito monografias. Cento e doze comunicações em Congressos e Reuniões e cem participações em Mesas Redondas e Palestras.

Aposentada da Função pública a partir de 1 janeiro de 2014. Atualmente coordena o Curso de Pós graduação em Medicina Laboratorial da Universidade Católica Portuguesa.