Joana Rodrigues Rato

Investigador/Outro

Doutorada em Ciências da Saúde, na especialidade de Neuropsicologia, pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com D.E.A. em Neuropsicologia Clinica pela Universidad de Salamanca e licenciatura em Psicologia da Educação.

Atualmente desenvolve trabalho de Pós-Doutoramento no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS-UCP, com bolsa financiada pela FCT, com o projeto Mind, Brain and Education: A school-university partnership, a partir do qual está a formar o primeiro grupo de trabalho em Mente, Cérebro e Educação.

Em 2013 recebeu o Award da James S. McDonnell Foundation que permitiu ser Alumni na 3rd Latin-American School for Educational, Cognitive and Neural Sciences e em 2015 ganhou o Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV.

Os seus interesses de investigação passam pela Neuropsicologia aplicada à Educação com foco na avaliação neuropsicológica no pré-escolar.

Paper

Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers

Caldas, A., Rato, J., , A. , Rato, J.R.. (2011). Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences
Paper

Auditory-verbal memory in children with different academic achievements

Rato, J. , Rato, Joana R.. (2016). Auditory-verbal memory in children with different academic achievements.
Other

Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children

Rato, J. , Rato, Joana Maria Rodrigues. (2014). Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children.
Other

Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2010). Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Caldas, A., Rato, J., Ribeiro, F. , Rato, J.R.. (2017). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Rato, J., Caldas, A. , Rato, J.R.. (2018). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices

Rato, J. , Pincham, H.L.. (2014). Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices. Trends in Neuroscience and Education
Other

Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19

Rato, J. , Rato, Joana. (2020). Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19.
Paper

Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão

Rato, J. (2014). Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão. Povos e Culturas
Paper

Neurociências e educação: Realidade ou ficção?

Rato, J. , Rato, Joana. (2010). Neurociências e educação: Realidade ou ficção?. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Book

Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.

Rato, J., Caldas, A. , Castro-Caldas, A.. (2020). Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.. Contraponto Editores
Paper

Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?

Caldas, A., Rato, J., , A. , Rato, Joana Rodrigues. (2013). Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?. Educational Research
Book

Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.

Rato, J. , Rato, Joana. (2018). Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.. Climepsi Editores
Book Chapter

Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade)

Rato, J. (2004). Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade). Edições Universitárias Lusófonas
Book

Quando o Cérebro do Seu Filho Vai à Escola

Rato, J., Caldas, A. , Castro-Caldas, Alexandre. (2017). Quando o Cérebro do Seu Filho Vai à Escola. Verso de Kapa
Paper

Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?

Rato, J. , Rocha, M.. (2019). Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?. Folia Phoniatrica et Logopaedica
Paper

Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter

Rato, J. , Rocha, M.S.. (2019). Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter. Frontiers in Psychology
Paper

The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S

Rato, J. , Mónica Rocha. (2020). The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S. Speech, Language and Hearing
Book Chapter

Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2015). Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar. Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII