Amélia Simões Figueiredo

Professor Auxiliar

Amélia Simões Figueiredo é Doutorada em Educação, pela Universidade de Lisboa, na área de Formação de Adultos. Licenciada em Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Saúde Pública. Possui o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, o Título de Especialista em Enfermagem (Decreto-Lei n.º 206/2009) e a competência acrescida, atribuida pela Ordem dos Enfermeiros, em Enfermagem do Trabalho.

Foi Coordenadora do Curso de Mestrado em Enfermagem e da área de especialização de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública. Atualmente é Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Amélia Simões Figueiredo também é investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS / UCP. Investigadora e autora em múltiplas áreas da Educação em Enfermagem e Saúde Pública.

Book

À conquista de uma identidade

Figueiredo, A. (2004). À conquista de uma identidade.
Paper

A FELICIDADE EM PESSOAS COM DOENÇA MENTAL:UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Figueiredo, A. (2018). A FELICIDADE EM PESSOAS COM DOENÇA MENTAL:UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
Other

CIDADANIA E CONSTRUÇÃO CÍVICA DOS JOVENS - UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO.

Figueiredo, A. (2013). CIDADANIA E CONSTRUÇÃO CÍVICA DOS JOVENS - UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO.. Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, p. 599-608.
Other

Cidadania e construção cívica revisitando adultos

Figueiredo, A. (2015). Cidadania e construção cívica revisitando adultos. Livro de Resumos EducaçãoTerritórios e Desenvolvimento Humano. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, UCP Porto, 2015, p. 55-55.
Paper

Docentes de enfermagem em Portugal: a realidade dos professores em regime de dedicação exclusiva

Figueiredo, A. (2010). Docentes de enfermagem em Portugal: a realidade dos professores em regime de dedicação exclusiva. Cadernos de Saúde, v. 3, n. 2, p. 53-64, 2010.
Paper

EMPOWERING TO SAVE

Figueiredo, A. (2013). EMPOWERING TO SAVE. Atención Primaria
Paper

Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura

Figueiredo, A. (2017). Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha Enfermagem
Paper

Experiences of Homeless Families in Parenthood: A Systematic Review and Synthesis of Qualitative Evidence

Figueiredo, A., Capelas, M., Charepe, Z., Andrade, F., Deodato, S. , Filipa Maria Reinhardt Andrade. (2020). Experiences of Homeless Families in Parenthood: A Systematic Review and Synthesis of Qualitative Evidence. International Journal of Environmental Research and Public Health
Paper

Family transitions to homelessness: a qualitative approach

Figueiredo, A., Ferrito, C., Deodato, S. , Amélia Simões Figueiredo. (2020). Family transitions to homelessness: a qualitative approach. Revista Brasileira de Enfermagem
Paper

Innovación e investigación sobre el currículum de Enfermería Comunitaria: revisión de la literatura

Figueiredo, A. (2018). Innovación e investigación sobre el currículum de Enfermería Comunitaria: revisión de la literatura. Educación Médica
Paper

Innovation and research on the Community Nursing curriculum: Literature review,Innovación e investigación sobre el currículum de Enfermería Comunitaria: revisión de la literatura

Figueiredo, A. , García-Padilla, F.M.. (2019). Innovation and research on the Community Nursing curriculum: Literature review,Innovación e investigación sobre el currículum de Enfermería Comunitaria: revisión de la literatura. Educacion Medica
Paper

Innovative pedagogical practices in higher education: An integrative literature review

Figueiredo, A., Vieira, M. , Santos, J.. (2019). Innovative pedagogical practices in higher education: An integrative literature review. Nurse Education Today
Paper

Keeping eyes wide open: a commentary on Sibandze & Scafide (2017) ‘Among nurses, how does education level impact professional values? A systematic review’

Figueiredo, A., Caldeira, S. , S. Caldeira. (2018). Keeping eyes wide open: a commentary on Sibandze & Scafide (2017) ‘Among nurses, how does education level impact professional values? A systematic review’. International Nursing Review
Paper

Madureira, M. (2017). Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo Uma História ao serviço da Formação. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Figueiredo, A. (2019). Madureira, M. (2017). Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo Uma História ao serviço da Formação. Lisboa: Universidade Católica Editora.. Revista Lusófona de Educação
Book

Missionários, Conservadores e Visionários Modos de ser Pr

Figueiredo, A. (2014). Missionários, Conservadores e Visionários Modos de ser Pr.
Paper

Níveis de função num estudo de caso com professores de Enfermagem

Figueiredo, A. (2014). Níveis de função num estudo de caso com professores de Enfermagem. Cadernos de Saúde, Número único, Volume 6, p. 43 - 54, 2014
Paper

Nursing Consultation in a Public Bathhouse: A Community Resource for the Vulnerable Population in a European Capital

Figueiredo, A. , Simões–Figueiredo, A.. (2018). Nursing Consultation in a Public Bathhouse: A Community Resource for the Vulnerable Population in a European Capital. Issues in Mental Health Nursing
Paper

Nursing Consultation in a Public Bathhouse: A Community Resource for the Vulnerable Population in a European Capital

Figueiredo, A. , Simões-Figueiredo, A.. (2019). Nursing Consultation in a Public Bathhouse: A Community Resource for the Vulnerable Population in a European Capital. Issues in Mental Health Nursing
Paper

Nursing Consultation in Public Showers: What Lies Beyond the Results?

Figueiredo, A. , Amélia Simões Figueiredo. (2019). Nursing Consultation in Public Showers: What Lies Beyond the Results?. Issues in Mental Health Nursing
Paper

O Banho Público A Satisfação das Necessidades Básicas em Pessoas com Perturbação Mental

Figueiredo, A. (2017). O Banho Público A Satisfação das Necessidades Básicas em Pessoas com Perturbação Mental. Cidade Solidária Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Paper

O Fórum do ensino de Enfermagem: Uma estratégia coletiva no itinerário de

Figueiredo, A. (2012). O Fórum do ensino de Enfermagem: Uma estratégia coletiva no itinerário de. Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, 2012, v. 6.
Other

Spirituality and Spiritual care in undergraduate nursing education in Portuguese Schools

Figueiredo, A. (2014). Spirituality and Spiritual care in undergraduate nursing education in Portuguese Schools. Na Colecção: ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais6TH BI-ANNUAL INTERNATIONAL STUDENT CONFERENCE: SPIRITUALITY IN HEALTH Care
Paper

Spirituality in the Undergraduate Curricula of Nursing Schools in Portugal and São Paulo-Brazil

Figueiredo, A., Caldeira, S., Vieira, M. , Sílvia Caldeira. (2016). Spirituality in the Undergraduate Curricula of Nursing Schools in Portugal and São Paulo-Brazil. Religions
Paper

Tattoo or no tattoo? A contemporary ethical issue in nursing education

Figueiredo, A. , Caldeira, S.. (2017). Tattoo or no tattoo? A contemporary ethical issue in nursing education. Nursing Ethics
Paper

Utilizadores do Balneário Público de Alcântara:

Figueiredo, A. (2016). Utilizadores do Balneário Público de Alcântara:. Revista de Enfermagem Referência Série IV - n.° 9 - abr./mai./jun. 2016