Projeto "Capacitar para Proteger" agora também para creches, infantários e ATL

Monday, May 18, 2020 - 15:26
O Projeto "Capacitar para Proteger", destinado à formação de profissionais de instituições sociais  com especial risco para a pandemia COVID-19, deu a sua primeira formação a 35 profissionais do berçário, creche e ensino pré-escolar da Associação de Beneficência das Casas de São Vicente de Paulo em Lisboa.


A formação sobre procedimentos adequados para prevenir a transmissão de infeção em geral e a transmissão da infeção por coronavírus em particular, decorreu à distância, através da plataforma ZOOM, e foi transmitida para as educadoras e auxiliares de ação educativa que se encontravam nas suas respetivas casas.

Os formadores, estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem e professores, abordaram diversos temas, nomeadamente: Higienização das Mãos,  Equipamentos de Proteção Individual,  Ambiente de Trabalho, Ser Profissional e Identificação de um caso suspeito. As educadoras e auxiliares de ação educativa tiveram ainda oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas durante a formação.

O Projeto “Capacitar para Proteger”, com início de formação a Ajudantes de Ação Direta em contexto de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas ,  continua a ser divulgado pelas instituições parceiras pretendendo alargar a formação a outros públicos, nomeadamente, equipas de apoio domiciliário e equipas de apoio ao Balneário de Alcântara.

Deste modo, a Escola de Enfermagem de Lisboa da Católica mantém a sua missão de extensão universitária junto da comunidade, dando agora resposta a necessidades especiais da sociedade neste tempo de pandemia.

Veja aqui as fotografias: