Estudantes de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (Porto e Lisboa) concorrem a H-INNOVA - Health INNOVAtion Award®

Thursday, April 8, 2021 - 10:32

No contexto da Unidade Curricular Criatividade e Inovação, do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, foi aberto um concurso interno para projetos para potencial candidatura para o H-INNOVA-Health INNOVAtion Award, 2020-2021.

O Júri, constituído pelo Doutor Pedro Melo (regente da UC Criatividade e Inovação) e pelas coordenadoras dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem do Porto e Lisboa, seriou 3 projetos para candidatura. Dois projetos de Lisboa e um projeto do Porto demonstraram ter critérios para concorrer.

Os projetos liderados selecionados foram:

  • Projeto “Don´t Forget”, que visa alicerçar a inovação ao apoio a pessoas com demência, liderado pela estudante Susana Roxo, de Lisboa;
     
  • Projeto “Pharm Alarm me!”,    que visa garantir a segurança dos doentes no contexto da gestão do regime medicamentoso, liderado pela estudante Filipa Borie, de Lisboa;
     
  • Projeto “Cholesterol Friendly”, que visa monitorizar os níveis de colesterol e triglicerídeos de forma contínua nas pessoas com Diabetes, para prevenir problemas cardiovasculares. Este projeto é liderado pela estudante Constança Chichorro do Porto.

Todos os projetos vão contar nas suas equipas com outros estudantes de enfermagem e elementos de outras áreas disciplinares.

O H-INNOVA - Health INNOVAtion Award® é uma iniciativa conjunta de entidades parceiras que visa promover, entre estudantes universitários, professores e investigadores, a execução de projetos inovadores com potencial impacto local, nacional e internacional. Visa o Desenvolvimento de novos modelos de negócios, novos produtos, novos serviços e Startups voltados para a inovação em saúde, incluindo áreas como a Transformação Digita, a Inteligência Artificial, O Machine Learning, IoT, a Saúde Preventiva e a Business Intelligence.

Os projetos em questão candidataram-se à área estratégica “Focus in the patient” e estão a passar pelas várias etapas do concurso que finalizará em setembro de 2021 e contarão com o apoio do Doutor Pedro Melo, Doutora Patrícia Pontífice e Doutora Constança Festas.  

Mais informações podem ser consultadas no site: https://www.hinnovahub.com/