Escola de Enfermagem (Lisboa) forma 78 novos enfermeiros e celebra Juramento de Nightingale

Saturday, July 2, 2022 - 10:24

A Escola de Enfermagem de Lisboa, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, realizou, na Sé Patriarcal de Lisboa, no passado dia 1 de julho, a tradicional Cerimónia do Compromisso Profissional - Juramento de Nightingale, que ocorreu durante a Eucaristia de Ação de Graças, presidida pelo Padre Miguel Vasconcelos, Capelão da UCP.

O Prof. Doutor José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, fez o discurso inicial de boas-vindas, a toda a assembleia presente, constituída por: 78 novos diplomados em Enfermagem, suas famílias e amigos, docentes e colaboradores da UCP.

Conforme discurso proferido pela Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), a cerimónia dividiu-se em três componentes distintos, mas complementares: a entrega da Luz, o Compromisso profissional e a Bênção das mãos.

A entrega da Luz, que se materializa no acender de uma lamparina (cada novo enfermeiro acende a sua) sendo símbolo de fé é, igualmente, símbolo da enfermagem moderna, indissociável de “Florence Nightingale” que, com a sua lâmpada, alumiava os enfermos. 

O Compromisso profissional, adaptado do histórico juramento de Florence Nightingale, é o momento em que, publicamente, todos os finalistas se comprometem (a uma só voz) a pôr o conhecimento científico que adquiriram ao serviço das pessoas, famílias e comunidades, com particular atenção aos mais vulneráveis. 

Confirmada pelo Padre Miguel Vasconcelos, a Bênção das Mãos é o momento em que os futuros enfermeiros recebem a ajuda e proteção de Deus na sua missão.

A Escola de Enfermagem procura dar à sociedade profissionais capacitados para a promoção do bem comum. Como Escola Católica, persegue a excelência no cuidado humano e a promoção da vida e da dignidade humana, de acordo com os valores do Evangelho.