Enfermagem da Católica discute Direitos da Criança e Jovens com Doença Crónica e Família a Cuidados de Saúde de Qualidade

Tuesday, June 7, 2022 - 11:22

No término da Unidade Curricular “Epistemologia da Saúde” do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, os estudantes tiveram oportunidade de refletir sobre os resultados de investigação no âmbito da Enfermagem Pediátrica associados à efetividade das intervenções promotoras do autocuidado e promotoras de esperança e resiliência familiar nesta população. Para esta reflexão, contou-se com a colaboração da Prof. Doutora Willyane Alvarenga do Centro Universitário Santo Agostinho, Brasil e membro do Comité de Investigação e de Educação da International Family Nursing Association.

Efetuou-se uma análise acerca da evolução da assistência à criança, jovens e família, refletiu-se na transição epidemiológica da mortalidade e morbilidade infantil com enfoque global; identificou-se o papel da equipa de saúde e em particular dos Enfermeiros na qualidade do cuidado de saúde em situações de especial complexidade.

Foi dinamizada uma síntese final a partir da discussão acerca do conteúdo da agenda Mundial para a investigação em Enfermagem Pediátrica com enfoque na proteção dos direitos das crianças e jovens. A projeção futura desta análise será enquadrada no “Hope2Care” da “Nursing Research Platform Lisbon” do “Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)”.