Testemunhos Estudantes

Beatriz Pires

Estudante de 1º ano da Licenciatura em Enfermagem (T16)
Externato de São José (Restelo)

Escolhi a Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa pelo seu plano curricular, 50% prático e diversificado. 

Estou consciente de que tomei uma escolha acertada e ponderada em me candidatar a este curso, porque me identifico com os diferentes valores que se encontram inscritos no mesmo, como a empatia, a compaixão e o cuidar do "outro" de uma forma holística. 

Não nascemos todos para ser grandes estrelas, mas nascemos todos para brilhar, por isso, podemos mostrá-lo através de um simples olhar, de uma escuta ativa, da empatia ou de gestos confortantes. 

Ainda tenho um longo caminho pela frente, mas sinto que já aprendi muitíssimo com esta universidade e com a comunidade académica que me recebeu de braços abertos.

Carina Vlasyuk

Estudante de 1º ano da Licenciatura em Enfermagem (T16)
Colégio São José - Ramalhão

Desde muito cedo soube que, independentemente do caminho que escolhesse, ia ser com a Universidade Católica Portuguesa.

Ao contrário do costume, alguns meses antes de iniciar esta minha nova etapa de vida na mesma, estava confusa e não sabia o que seguir.

Por mera curiosidade, contactei com a Joana, responsável pelos candidatos de Enfermagem, que hoje em dia é me muito querida e tem sido crucial neste meu percurso universitário, e tudo ficou mais claro, mais evidente.

Estou no primeiro ano de Enfermagem do ICS-UCP, e já aprendi muito.

Acredito que a Universidade Católica Portuguesa não só objetiva e tem como finalidade um profissionalismo único a cada um dos seus estudantes como também uma jornada humanizadora, amigável e memorável.

Enfermagem só por si já é arte. Uma arte complexa e deslumbrante, cheia de desafios e conquistas, completa por empatia e assertividade e é com a Universidade Católica Portuguesa que soube que era isto que queria para a minha vida, que soube que seria capaz de adotar e pôr em prática estas qualidades e muitas mais, como a exigência e rigor, que nos são propostas diariamente, fazendo-nos crescer e acima de tudo, aprender.

O corpo docente é profissional, exigente, responsável, benévolo e principalmente preocupado dando-nos confiança e um nível de proximidade único.

Inês Batista

Estudante de 1º ano da Licenciatura em Enfermagem (T16)
Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre

Conheci a Universidade Católica Portuguesa e, mais concretamente, o Curso de Licenciatura em Enfermagem, através da minha irmã que terminou a Licenciatura em 2021. Ao longo dos seus quatro anos de curso, era, de facto, notável que a faculdade lhe proporcionava um sentimento de felicidade, visto que estava a fazer o que sempre quis - cuidar do próximo.

Neste sentido, depois de fazer uma reflexão sobre o que queria ser no futuro, percebi que gostaria de seguir os passos da minha irmã, não no sentido de ser igual a ela, mas no sentido em que também ambicionava cuidar, ajudar e capacitar o outro, ou seja, ser Enfermeira.

Assim, matriculei-me nesta Universidade e tem sido uma experiência incrível, tendo até superado as expectativas, que já eram altas! Tenho gostado muito de estudar nesta faculdade, desde os docentes, que estão sempre disponíveis para nós, às aulas, ao espírito académico, e aos ensinos clínicos que começam desde o primeiro semestre. Tudo isto, me levou a ter a certeza de que escolhi o caminho mais acertado para mim.

Maria Carrilho

Estudante da Licenciatura em Enfermagem (T16)
Escola Secundária Santa Maria de Sintra

Desde muito cedo que a enfermagem é uma certeza na minha vida, o desejo de cuidar e confortar quem mais precisa é algo que para mim tem um valor incalculável. A Universidade Católica Portuguesa foi uma certeza que chegou mais tarde, mas chegou carregada de boas referencias, bons enfermeiros e principalmente profissionais com valores. 

Bastaram-me os primeiros dias para entender que os valores da Universidade Católica Portuguesa em conjunto com os valores inerentes à prática de cuidados de enfermagem resultam numa formação de excelência e extremamente humana. A proximidade em relação aos docentes e a qualidade do ensino demonstram sem dúvida o quão acertado foi escolher esta Universidade. Tenho a certeza que estes 4 anos serão tão especiais quanto a enfermagem é!

Neusa Palma

Estudante de 2º ano da Licenciatura em Enfermagem (T15)
Escola Secundária Baixa da Banheira

Ingressar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa foi com certeza a minha primeira escolha e a cada dia que passa sei que a escolha foi a mais acertada!

É uma universidade em que nos proporciona a ser excelentes profissionais mas também que nos dá todo o apoio que precisamos desde do primeiro dia em que chegamos!

Ensina-nos que enfermagem é uma profissão maravilhosa em que temos vidas nas nossas mãos e que cada ação nossa poderá contribuir para a mudança da vida de cada pessoa podendo ajudá-las em qualquer situação e qualquer momento! 

Sofia Nunes

Estudante da Licenciatura em Enfermagem (T16)
Escola Secundária de Caneças

Sempre sonhei que a minha vida profissional recaísse na ajuda ao próximo no âmbito da saúde. Esse sonho passaria pela Universidade Católica Portuguesa.

A partir do 10º ano apercebi-me que a Enfermagem iria levar-me a concretizar essa meta. O apoio que tive da minha família, no secundário, permitiu-me ultrapassar o ensino exigente do curso de ciências da Escola Secundária de Caneças e escolher a Universidade Católica para a progressão dos meus estudos. Não poderia estar mais agradecida por isso.

Apesar de só estar no primeiro ano, é percetível o rigor, a exigência e a excelência do curso de enfermagem. O rigor do ensino e a exigência são necessários para que sejam formados enfermeiros de excelência centrados na pessoa que sofre no sentido de suprir as suas necessidades numa forma holística. Saber ser enfermeiro é muito mais do que o conhecimento científico.

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa foi a melhor escolha que poderia ter feito. Conheci pessoas maravilhosas, o corpo docente é espetacular, as condições que a própria faculdade oferece são excelentes. No fundo, toda a comunidade académica torna a Universidade como uma segunda família, o que é fundamental para estes anos de esforço e dedicação que me faltam.

Contacts

Acesso à Licenciatura

Candidaturas via Regime Geral/12º ano
Joana Borges de Almeida
E-mail:  joana.borges.almeida@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 40 47

 

Candidaturas Especiais
Estudantes Internacionais

Rosa Ferreira
E-mail: rosaferreira@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 34