Spirit in Health - Ciclo de Aulas Abertas

Friday, February 11, 2022 - 16:00

Universidade Católica Portuguesa

LisboaLisboa1649-023
Portugal
Show map

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do projeto de investigação Spirit in Health integrado na Nursing Research Platform (Lisboa) do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, organiza o Ciclo de Aulas Abertas.

Com este ciclo de aulas abertas, pretende-se promover a discussão deste domínio da saúde e facilitar a transferência do conhecimento para uma prática de cuidado integral.

11 de fevereiro | 4 p.m (Lisbon Time) | Online
The challenges and opportunities of caring for those in suffering today

Spearker: Carlo Leget (Professor of Care ethics at the University of Humanistic Studies in Utrecht, The Netherlands and former vice-president of the European Association  for  Palliative Care). CV completo aqui

Chair: Profª Doutora Sílvia Caldeira 

Inscrições abertas | Formulário de Inscrição

O projeto de investigação Spirit in Health, coordenado pela Profª Doutora Sílvia Caldeira, está integrado na Nursing Research Platform do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, é constituido maioritariamente por doutorandos em enfermagem que se  dedicam ao estudo da espiritualidade em saúde, em particular, instrumentos e recursos para avaliação e diagnóstico; aspetos educacionais e teorização; desenvolvimento e eficácia de intervenções; desenvolvimento e avaliação de resultados em saúde; e espiritualidade no local de trabalho e liderança espiritual. 

A espiritualidade é entendida como uma dimensão dinâmica da vida humana relacionada com o modo como as pessoas experienciam, expressam e procuram sentido na vida e transcendência, numa relação com o próprio, com os outros, com a natureza e com o sagrado.  

Nesta sequência, o cuidado espiritual reconhece e responde à dimensão espiritual humana, particularmente, em situação de doença e sofrimento, na qual regularmente se elevam necessidades de procura de sentido, de suporte na fé e de relação interpessoal, às quais o enfermeiro deve atender, em equipa multidisciplinar.