Conferência Lançamento do projeto Corpus & Avatar da LGP

Universidade Catolica Portuguesa

LisboaLisboa1600
Show map

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa apresentará o projeto “Corpus & Avatar da Língua Gestual Portuguesa” (Refª PTDC/LLT-LIN/29887/2017), mais especificamente a constituição de um Corpus de Referência da Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Entrada Livre mediante inscrição | Formulário de inscrição

17h30 | Apresentação do Corpus de Referência da LGP

Ana Mineiro - Professora Associada com Agregação, ICS, Coordenadora do MLGPES -IR do Projeto
Luísa Coheur - Professora Auxiliar no IST - IR no Projeto
Mara Moita - Doutoranda, Assistente Convidada no ICS
Paulo Carvalho - Doutorado - Prof. Convidado no ICS
Helena Carmo - Doutoranda no ICS-UCP
Neide Gonçalves – Bolseira Investigadora do Projeto

O corpus constituir-se-á com 70 horas de gravação de produções gestuadas desde a década de 90 até à atualidade, contendo uma grande diversidade etária e social de gestuantes e contendo uma representação clara da geografia dialetal da LGP, com gestuantes de vários pontos do país. A inclusão de discurso formal, informal, naturalístico e induzido estará também presente nesta primeira grande coleta de dados para a LGP.

A partir deste corpus, que será parcialmente anotado neste projeto, poder-se-ão realizar análises linguísticas fidedignas e examinar comportamentos psicolinguísticos dos gestuantes com base em informação linguística altamente confiável e real, isenta de opiniões e de julgamentos prévios sobre factos linguísticos da LGP. Acresce dizer que o corpus possibilitará a construção de ferramentas linguísticas, como por exemplo o cálculo de índices de frequência de gestos, o que permitirá a dicionarização de gestos pertencentes ao vocabulário fundamental da LGP.

A equipa de investigação associada à recolha e formatação do corpus, nesta fase inicial, são: Ana Mineiro (IR), Mara Moita, Paulo Carvalho, Helena Carmo e Neide Gonçalves.

A equipa de investigação associada à construção de um Avatar da LGP, nesta fase inicial, são: Luísa Coheur (IR) e Hugo Nicolau.

Este projeto da Universidade Católica Portuguesa, através do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, foi ganho em parceria com o INESC-ID no âmbito do concurso Portugal 2020, financiado por Fundos Nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Upcoming Events