Mensagem do Diretor

O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) foi criado na Universidade Católica Portuguesa (UCP) em 2004, com o objetivo de enquadrar num projeto único, nacional, todos os programas já existentes no domínio das Ciências da Saúde, e promover o seu desenvolvimento.

A UCP, enquanto estrutura académica, beneficiará das culturas da Saúde para desenvolver os outros domínios científicos e, enquanto estrutura da Igreja Católica, tem obrigação de saber marcar uma diferença na formação daqueles que pretendem desenvolver a sua profissão no complexo mundo dos cuidados de Saúde.

Desta forma, o ICS tem vindo a consolidar formações diversas para os diferentes profissionais desenvolvendo, simultaneamente, atividades de investigação científica que têm enriquecido o acervo de uma cultura própria dos cuidados centrados na pessoa que sofre. O respeito pela vida enquanto segredo indecifrável, e por aqueles que dela partilham, norteia todas as formações, estimulando o sentido de solidariedade enquanto entrega pessoal ao outro que deve ser informada pelo melhor saber que a ciência atual pode providenciar.

Alexandre Castro Caldas
Diretor do ICS