O Curso de Formação Básica em Cuidados Paliativos para Fisioterapeutas disponibilizado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa pretende possibilitar aos fisioterapeutas o acesso a saberes na área dos Cuidados Paliativos.

Pretende-se que os fisioterapeutas adquiram competências, quer teóricas quer práticas, que consigam dar respostas às necessidades do Ser Humano com doença crónica, avançada e progressiva, em especial na fase final da sua vida, diminuindo o sofrimento deste e maximizando a sua qualidade de vida e conforto. Desta forma, este curso possibilitará aos fisioterapeutas o acesso a saberes na área específica dos Cuidados Paliativos, com vista ao desenvolvimento de atitudes e competências necessárias para intervirem, num exercício profissional de qualidade, com responsabilidade e humanidade.

No final do curso, o aluno deve revelar competências para os seguintes objetivos específicos:

•    Sensibilização para a especificidade da intervenção do fisioterapeuta perante o doente em cuidados paliativos;
  •  Mobilização das competências para o cuidar específico do doente em cuidados paliativos;