Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação para Surdos

Candidaturas abertas até 15 de janeiro

PLANO DE ESTUDOS

Início do curso fevereiro de 2019

Informa-se que o Mestrado encontra-se em funcionamento e devidamente acreditado pela A3ES. Tendo em conta a existência recente do grupo de recrutamento 360 para a Língua Gestual Portuguesa com vista à profissionalização dos docentes de LGP, está a ser submetido à A3ES o pedido para a avaliação da acreditação do referido mestrado no sentido de vir a ser considerado profissionalizante. O processo irá demorar o tempo legal previsto para este tipo de avaliação.

A linguagem é fundamental numa sociedade e sem esta a nossa capacidade enquanto seres humanos fica bastante reduzida. É através desta que nos expressamos, seja através de ideias, emoções ou experiências. Desta forma, a aprendizagem da linguagem é um ensinamento fulcral para o crescimento e desenvolvimento da pessoa.

O Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação para Surdos do Instituto de Ciências da Saúde, único em Portugal, oferece formação especializada e de elevada qualidade na área da Educação de Surdos, possuindo 3 ramos de especialização:

• Educação para Surdos;
  • Tradução e Interpretação (educação, saúde e ciências jurídicas);
  • Investigação.

Está acreditado pela A3 ES com a seguinte fundamentação e recomendação:
«A proposta para um novo ciclo de estudos no 2º ciclo, designada “Língua Gestual e Educação para Surdos” encontra-se bem formulada, denotando um bom domínio das temáticas em questão da parte dos responsáveis pela sua submissão. (…) A credibilidade da instituição e o trabalho que nela tem vindo a ser desenvolvido pelos responsáveis pelo curso, bem como por outros docentes e investigadores, aliados às qualidades evidenciadas do plano apresentado, constituem uma promessa de um novo ciclo de estudos de qualidade e de relevo para as áreas de formação e de estudos em questão. (…) Tendo em conta a totalidade dos pontos avaliados, consideramos que existe um bom potencial, concretizado por uma proposta bem estruturada e que cumpre com os critérios da A3ES.»

Testimonial

Ana Rita Claro Botas

Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício – Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos de Évora
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação para Surdos
Um Mestrado de mérito lecionado numa Universidade de grande qualidade e prestígio.