Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem

O grau de Doutor em Ciências da Cognição e da Linguagem é conferido pela UCP, através do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Este Instituto iniciou atividades de formação académica em 2005 e, especificamente, na área da Linguagem e Comunicação, tendo desde essa altura promovido a realização de vários programas de mestrado, quer nesse âmbito, quer em Neuropsicologia. Nos últimos anos, ainda no sistema “pré-Bolonha”, desenvolveu um programa de doutoramento tutorial em Ciências da Saúde, mais genérico, mas com grande enfoque também nos mesmos domínios.

No sentido de dar continuidade à formação pós-graduada que tem vindo a ser disponibilizada, foi criado este programa de Doutoramento no âmbito da Saúde, área específica das Ciências da Cognição e da Linguagem, uma formação onde vários domínios científicos se cruzam, como as neurociências, a neuropsicologia e o estudo da linguagem, tanto nos seus aspetos normais, como patológicos. O interesse por esta área tem vindo a aumentar internacionalmente, mas no nosso país a oferta formativa é ainda bastante reduzida, pelo que se afigura importante para o ICS-UCP desenvolver este programa de doutoramento como resposta a essa necessidade formativa.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde - CIIS e o Grupo de Investigação em Neurociências, Ciências do Comportamento e Ciências da Linguagem - GNC,  enquadram e apoiam a investigação desenvolvida pelos estudantes de doutoramento.

Testimonial

Marisa Silva Raposo

Musicoterapeuta
Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada