A Formação Avançada em Transculturalidade e Psicopatologia pretende responder a estes desafios através de uma abordagem interdisciplinar inovadora.

Para entender e enfrentar as questões da Transculturalidade e as suas consequências na mente humana, será necessário conhecer melhor o funcionamento da mente e da cognição e a importância da cultura neste funcionamento que as Ciências da Cognição nos ensinam. Será preciso abordar os conceitos e as teorias da Interculturalidade tal como foram elaborados numa longa tradição dos Estudos de Cultura, será útil conhecer a linguagem e a comunicação em contexto intercultural e os efeitos estruturantes da narração na experiência da cultura e será essencial ouvir a Sociologia e o seu retrato da realidade portuguesa de imigração ou do trauma da guerra.

A jovem disciplina de Psiquiatria Transcultural oferece competências e abordagens clínicas e experiências no campo terapêutico, tanto em vista de questões sociais como de educação, do desenvolvimento e da saúde mental. Um percurso pelas questões de Transculturalidade e Psicopatologia culmina na reflexão sobre como aprender a viver juntos e cultivar a convivialidade.

Contacts

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Otilia Calheiros
E-mail: otilia@ics.lisboa.ucp.pt
Telf: (+351) 21 722 50 75