Formação Avançada em Transculturalidade e Psicopatologia

Otilia Calheiros
E-mail: otilia@ics.lisboa.ucp.pt
Telf: (+351) 21 722 50 75

Próxima edição ainda não se encontra prevista no calendário académico.

Horário: Sábado (9h30-12h30 e 14h00-17h00)

Caso deseje consultar o programa detalhado de edições anteriores, por favor contactar Formação e Outros Cursos ICS.

Locais de Funcionamento:

Instituto de Ciências da Saúde
 Universidade Católica Portuguesa,
 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa

Universidade Autónoma de Lisboa
Rua Santa Marta 56
Palácio Dos Condes Do Redondo | 1169-023 Lisboa

A sociedade contemporânea caracteriza-se por um fluxo crescente de bens, produtos e pessoas. No contexto de uma globalização que não se limita a mudanças de ordem económica e política, a experiência de outras culturas começou a ser uma prática frequente em múltiplas formas de contacto: através da mobilidade profissional, no turismo de longa e curta duração, nas emigrações forçadas e voluntárias, nos exilados políticos e nos refugiados de guerra e de pobreza.

Estas experiências colocam desafios novos a toda a sociedade, aos indivíduos “em trânsito” e aos cidadãos residentes, desafios não só económicos, políticos e sociais, mas também de ordem cultural e psíquica, traduzindo-se em questões de saúde, particularmente em questões de saúde mental.

Esta é uma parceria entre o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Autónoma Academy da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) .

Patrocínio do Alto-Comissariado para as Migrações.

Destinatários

A Formação Avançada em Transculturalidade e Psicopatologia tem como principais destinatários profissionais das áreas médico-psicológica, sócio-educativa e judiciária, nomeadamente: médicos e pedopsiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, educadores, enfermeiros, advogados, antropólogos, sociólogos, filósofos, jornalistas e estudantes universitários com licenciatura.

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Otilia Calheiros