Curso de Atualização em Cuidados ao Recém Nascido

Próxima edição ainda não se encontra prevista no calendário académico.

Horário: Sábado (09:00 às 16:30)

Caso deseje consultar o programa detalhado de edições anteriores, por favor contactar Formação e Cursos ICS.

A qualidade dos cuidados prestados ao Recém Nascuido, nas Unidades de Neonatologia, tem representado um valioso contributo para os indicadores de saúde nacionais respeitantes a esse período específico e ao primeiro ano de vida, de que o país naturalmente se orgulha.

Os primeiros 28 dias porém são cruciais, não apenas para o RN e para a própria família nuclear, mas também para as fases subsequentes da evolução da Criança.

Uma parcela significativa dos Cuidados durante este período decorre em ambulatório e envolve múltiplos profissionais de saúde, exigindo-lhes conhecimentos actualizados e seleccionados no universo da informação diariamente divulgada e a maior competência na aplicação prática dos mesmos, em circunstâncias diversas.

Nesse sentido, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, desejando responder com precisão às exigências que são impostas nesta atividade, disponibiliza este Curso em Cuidados ao Recém Nascido.

Destinatários

O Curso de Atualização em Cuidados ao Recém Nascido tem como destinatários os seguintes profissionais de saúde:

• Médicos de Medicina Geral e Familiar
  • Pediatras
  • Internos das respectivas Especialidades
  • Enfermeiros
  • Outros profissionais de saúde

Metodologia e Avaliação

A metodologia do curso é teórico-prático, apoiado por visualização de vídeos e discussão de casos clínicos, pretendendo-se uma participação ativa dos formandos. Ensino e aprendizagem de gestos, com utilização de modelos, na reanimação básica. Relativamente à avaliação a mesma será quantitativa, realizada através de 1 teste final, de escolha múltipla.