Programa de Certificação de Medical Science Liaison

• 01, 03, 08, 10, 15, 17 e 29 de abril
  • 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de maio
  • 03 de junho

O Programa de Certificação de Medical Science Liaison (MSL) pretende ir ao encontro das mais recentes necessidades formativas do exercício da atividade de divulgação científica exercida pelos profissionais da indústria farmacêutica, que lhes exige um intercâmbio de nível científico mais adequado com os líderes de opinião.

O papel do MSL tem vindo a emergir na indústria farmacêutica mundial ao longo dos últimos 20 anos. No entanto, em Portugal adquiriu a sua maior relevância desde há cerca de 5 anos e tem acompanhado a evolução da conjuntura económica de restrições ao acesso às tecnologias da saúde e de redução de recursos da indústria farmacêutica, ao mesmo tempo que se mantém a necessidade de se atingirem os níveis de rentabilidade e performance, para o que contribuirá uma cada vez mais eficaz relação com os profissionais de saúde.

Nestes últimos 5 anos, o recrutamento destes profissionais tem um crescimento inverso ao da contratação de profissionais das áreas comerciais: na realidade, o recrutamento de Delegados de Informação Médica (DIM) está estagnado e a tendência crescente é a de que venham progressivamente a ser substituídos por MSL. (1)
O MSL vem facilitar a colaboração entre líderes de opinão (KOL’s) e a empresa:
No âmbito da disponibilização de informação científica aos profissionais de saúde, e  no envolvimento dos KOLs em redes peer-to-peer de discussão de estratégias terapêuticas e na identificação de oportunidades de investigação clínica.

A atividade do MSL é caracterizada por uma abordagem predominantemente científica e tem vindo a progredir com o incremento da implementação de programas médicos de cariz científico por parte da indústria bio farmacêutica.
As grandes companhias farmacêuticas, as empresas de biotecnologia e as empresas farmacêuticas de média dimensão estão a constituir equipas de MSLs para as atividades de apoio ao pré-lançamento e de gestão do ciclo de vida do medicamento. Algumas empresas do sector dos dispositivos médicos e do de diagnóstico também começam a testar este novo modelo de abordagem. No momento atual, em que profissionais de saúde e pacientes exigem das tecnologias de saúde cada vez mais evidência científica, clínica e económica, o papel do MSL assume uma relevância preponderante.

A aquisição e aprofundamento de novas competências científicas, técnicas e de comunicação disponibilizadas neste programa pós graduado, permitirá que os colaboradores da indústria farmacêutica deem um contributo significativo e diferenciado no acesso às tecnologias da indústria da saúde, através de um continuado e produtivo diálogo com os líderes que moldam os padrões de saúde e de investigação na vanguarda da medicina.

Destinatários:

Esta pós-graduação dirige-se a profissionais da Indústria Farmacêutica, licenciados, que queiram iniciar uma carreira como MSL, ou que já o sejam, mas que pretendam reforçar as suas competências através de um programa pós-graduado desenvolvido especificamente para esta área emergente.

Destina-se igualmente a licenciados das várias áreas científicas (ex: Farmácia, Biologia, Bioquímica, Enfermagem e Medicina) que queiram iniciar uma carreira na Indústria Farmacêutica.

Metodologia e Avaliação

Serão privilegiadas aulas teóricas, bem como fóruns de discussão interpares.

Por fim, será realizada a apresentação de um trabalho final escrito sobre um tema à escolha do estudante, de entre os abordados no curso, avaliado pela equipa de coordenação.

(1) Informação baseada em entrevistas com Head Hunters de 3 companhias especializadas em recrutamento para a Industria Farmacêutica