O Programa consta de seis módulos teóricos com a carga horária total de 120h (20 ECTS).
1º Módulo - O sector dos Dispositivos Médicos
- Características do sector e Valor Acrescentado para a Saúde - 1ª Parte
- Características do sector e Valor Acrescentado para a Saúde - 2ª Parte
- Tipologias de DM: definição de fronteiras
- A importância dos DIVs
- As Agências Reguladoras / Infarmed
- As associações do sector
- Estudos e Estatísticas europeus
- Estudos e Estatísticas nacionais
- Os desafios da exportação
2º Módulo - A regulação do sector dos DM
- Sistemas de Saúde e o serviço Nacional de Saúde português
- A regulamentação nacional e europeia - 1º parte
- A regulamentação nacional e europeia - 2º parte
- A codificação nacional e hospitalar de DM: objetivos
- A Investigação Clínica e interpretação de artigos científicos
- Monitorização e Vigilância do Mercado
3º Módulo - Desafios de Qualidade
- Certificação de Fabricantes e de Distribuidores de DM
- Certificações de qualidade e Normas ISO para DM
- Lavagem, desinfeção e esterilização de DM; repocessamento
- lnspecção
4º Módulo - Financiamento Público e Privado
- Finanças Públicas: os mecanismos do orçamento e da dívida
- A dinâmica da contratualização de cuidados hospitalares no SNS - 1º parte
- A dinâmica da contratualização de cuidados hospitalares no SNS - 2º parte
- Financiamento de cuidados privados
- Subsistemas e seguros de Saúde
- O processo concursal público: alterações ao código dos contratos públicos - 1ª parte
- O processo concursal público: alterações ao código dos contratos públicos - 2ª parte
- As centrais de Compras
5º Módulo - Avaliação de Dispositivos médicos
- Conceitos de avaliação económica aplicáveis aos DM
- Sinats: Pareceres, recomendações e apreciação estudos de avaliação económica
6º Módulo - Comunicação e Relações Institucionais
- Os desafios de formação e comunicação dos recursos humanos
- A importância da comunicação com profissionais de Saúde e Stakeholders - 1ª parte
- A importância da comunicação com profissionais de Saúde e Stakeholders - 2ª parte
- Ética e Compliance: códigos de conduta
- Publicidade, Protecção de Dados e Transparência
- A importância da Cadeia de Valor e DM