Pós-graduação em Nutrição em Oncologia

A pós-graduação encontra-se a decorrer até julho de 2018.

Horário: Sexta-feira (17h30 às 21h00) e Sábado (09h00 às 16h00) ;

Consultar Programa

A Organização Mundial de Saúde prevê actualmente o aumento de 70% dos casos de cancro nas próximas duas décadas. Esse número deve-se não apenas à melhoria dos métodos de diagnóstico precoce, mas a diversos factores em particular nutricionais e de estilos de vida.

Um dos grandes problemas do doente com cancro e que altera o prognóstico, é a sua ingestão e o seu estado nutricional.Esta razão vem demonstrar a importância do estudo da intervenção nutricional na doença oncológia, desde a prevenção até ao tratamento.

A presente Pós-Graduação em Nutrição em Oncologia, agora na sua 3 ª edição, é dirigida a uma diversidade de perfis académicos e profissionais, que atuam em todas as etapas do tratamento de doentes oncológicos, permitindo-lhes desenvolver competências na prevenção e resolução de problemas nutricionais inerentes à população em geral, e à população doente.

Esta formação proporciona aos seus discentes temáticas relevantes e novas estratégias no domínio da área da nutrição oncológica. Estes temas abordam população de doentes em meio hospitalar, mas também em ambulatório e a nível dos cuidados de saúde primários; é também abordada a nutrição artificial com o uso de produtos pré-concebidos para uso per os, nutrição artificial por via entérica e parentérica, e investigação clínica e desenhos de estudo de investigação.

É neste contexto que o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em colaboração com a FMUL disponibiliza a presente Pós-Graduação.

O Corpo Docente desta integra profissionais de Centros de Investigação/Centros de Referência e de Prestação de Cuidados em nutrição e em oncologia, com forte background académico e larga experiência clínica na área.

Ver Mais