O principal objetivo desta formação é fornecer uma introdução às neurociências acessível para profissionais da educação, proporcionando-lhes conhecimento cientificamente válido acerca do funcionamento do cérebro, naquilo que é relevante para a sua prática educacional.

Será enfatizada a avaliação crítica dos contributos do campo das neurociências na área da educação de forma a apostar num processo de translação que seja capaz de refletir o que tem vindo a ser feito internacionalmente e que se adapte à realidade portuguesa. É expressamente evitada a referência a perturbações de aprendizagem ou do processo de desenvolvimento assim como às metodologias de educação especiais.

Esta formação englobará bases de neuroanatomia, fisiologia e psicologia, explorando as ligações entre mente, cérebro e ensino-aprendizagem. Não pretendendo que os formandos se tornem especialistas em neurociências e não exigindo uma formação prévia na área da biologia ou psicologia, está especificamente construída para adequar os conteúdos das neurociências aos agentes educativos.

Espera-se que a aprovação no curso capacite os formandos para adquirir e integrar novos conhecimentos e competências especializados neste novo domínio científico, direcionando-os para a sua prática profissional.

Contacts

Direção do Instituto Ciências da Saúde

Dra. Débora Oliveira
E-mail:  saude@ics.lisboa.ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47