Pós-Graduação em Comportamentos Aditivos e Dependências

Contacts

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Otilia Calheiros
E-mail: otilia@ics.lisboa.ucp.pt
Telf: (+351) 21 722 50 75

More Information

1ª edição a decorrer entre janeiro e julho 2018

Horário: Quinzenalmente.
Quintas-feiras, das 17.30h às 20.30h
Sextas-feiras, das 17.30-20.30h
Sábados, das 9.00h às 12.00h.


Caso deseje consultar o programa detalhado, por favor contactar Formação em Enfermagem e Outros cursos ICS.
 

Program Description

Os problemas do comportamento aditivo atingem as sociedades com repercussões que ultrapassam as fronteiras do próprio indivíduo, originando problemas a nível familiar, laboral, social e outros. A relevância da qualidade da intervenção junto de pessoas, seus familiares e comunidades com comportamentos aditivos, é um desafio permanente para os diversos profissionais que em contexto real de trabalho lidam com esta problemática. Só trabalhando em equipa se poderá assegurar que as necessidades em saúde das pessoas e famílias são atendidas, proporcionando-lhes melhor saúde, melhor bem-estar e melhor qualidade de vida. Para compreender, dar resposta a essas necessidades e intervir de forma adequada, os profissionais necessitam de formação científica atualizada e adequada para a intervenção direta.

Assim, o Curso de Pós-graduação em Comportamentos Aditivos e Dependências surge como um projeto de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para lidar com estas problemáticas, isto é, intervirem com as pessoas, famílias, grupos e comunidades, de forma a facilitar a sua adaptação e recuperação.   
O percurso formativo utilizará metodologias que possibilitam aos formandos a reflexão, a análise das práticas nos seus contextos de trabalho e a atualização de conhecimentos científicos relacionados com o uso, o abuso e a dependência de substâncias (na designação do DSM V – Perturbações do comportamento aditivo) e comportamentos aditivos sem substâncias. Salienta-se a importância do diagnóstico, planeamento, intervenção e avaliação dos fatores que contribuem para estas perturbações do comportamento aditivo, tendo como referencial os direitos dos cidadãos e os valores que orientam o exercício profissional. A abordagem à problemática fundamenta-se numa perspetiva de respostas integradas às necessidades das pessoas.   

Contacts

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Otilia Calheiros
E-mail: otilia@ics.lisboa.ucp.pt
Telf: (+351) 21 722 50 75