Curso de formação especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Próxima edição ainda não se encontra prevista no calendário académico.

Horário: Segundas-feiras (18h00-21h00) e Sábados (9h30-16h30)

Caso deseje consultar o programa detalhado, por favor contactar Formação e Cursos ICS.

O ensino e aprendizagem em contextos inclusivos são uma prioridade defendida pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial.

Nessa perspetiva foram identificados quatro valores fundamentais para o trabalho dos professores:

1. Considerar a diferença como um recurso e um valor para a educação;
  2. Ter elevadas expectativas sobre os resultados a atingir por todos os alunos;
  3. Colaborar e trabalhar em equipa como metodologia essencial ;
  4. Assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem ao longo da vida.

É nesta perspetiva de ensino inclusivo que é criado este curso de pós-graduação, considerando o papel desempenhado pelos professores, a quem compete lecionar as áreas curriculares específicas, os conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social dos alunos, bem como apoiar a utilização de materiais didáticos adaptados e de tecnologias de apoio.

Esta Pós-Graduação, nasce, ainda, com o objetivo que os formandos adquiram competências pedagógicas, técnicas e científicas que lhes permitam intervir de forma adequada no processo educativo de crianças com Necessidades Educativas Especiais neste domínio especifico.

Ver Mais

Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, esta Pós-Graduação tem como destinatários:

• Educadores de infância;
  • Professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de efetivo serviço docente.