Aquisição e Perturbações da Linguagem

11 de fev a 26 de jun de 2019

As aulas decorrerão nas instalações da NOVA FCSH do ICS-UCP.

Horário: 3 dias por semana das 18h00 às 21h00

Número de vagas: 25 | Propina: 1.800€ (mil e oitocentos euros).

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES

O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecida pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins.

Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

• compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;

• conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;

• compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;

• compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;

• competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Com apoio cientifico: