Rui Oliveira

Colaboradores

Doutorou-se em 1996 (Universidade de Lisboa), obtendo a Agregação em 2004 (Universidade do Algarve). 

Professor Auxiliar em Ciências Biológicas desde 1996 (ISPA, Lisboa), tornou-se Professor Associado em Ciências Biológicas a partir de 2001 (ISPA, Lisboa), e Professor Catedrático de Psicobiologia em 2007 (ISPA, Lisboa). 

As suas qualificações principais situam-se nos domínios do Comportamento Animal e Neuroendocrinologia. Nos últimos anos esteve envolvido em trabalhos de investigação no campo da Neuroendocrinologia Comportamental, Comportamento Social e Comunicação Animal. As suas principais áreas de interesse são:

(1) modulação social das hormonas, cérebro e comportamento em vertebrados,
(2) mecanismos neuroendócrinos de plasticidade social e táticas de acasalamento alternativas em peixes, e
(3) cognição social e bem-estar em peixes. 

A sua experiência profissional reparte-se pelas áreas da docência (lecionando unidades curriculares no âmbito das Neurociências e Comportamento para estudantes de Psicologia, ao nível do 1º, 2º e 3º Ciclos), da supervisão, e da arbitragem e avaliação da investigação científica. É ainda diretor do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia do ISPA e Investigador Principal do Laboratório de Neuroendocrinologia Social do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). É coordenador de uma bolsa de investigação em curso a nível nacional e participa numa rede internacional de pesquisa (FP7). Atualmente é Reitor do ISPA, President of the Society for Social Neuroscience (USA), Presidente da Sociedade Portuguesa de Etologia (SPE), Membro do Editorial board da revista cientifica Scientific Reports (Nature), Membro do Editorial board da revista cientifica Social Neuroscience (Taylor & Francis), Membro do Painel de Avaliação do European Research Council (ERC) para a área das Life Sciences (LS8) e Membro do Conselho Cientifico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2014-2016). Publicou mais de 140 trabalhos originais em revistas internacionais peer-reviewed e editou 2 livros.