Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2000, Mestre em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 2003 e Doutor em Ciências da Saúde - Ciências Biomédicas, pela Universidade Católica Portuguesa em 2012.

É Professor Auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP) em Viseu, onde leciona Bioquímica no Mestrado Integrado em Medicina Dentária (desde 2003) e na Licenciatura em Ciências Biomédicas (desde 2009) no qual também leciona Biologia Computacional e Laboratórios Biomoleculares.

É investigador Integrado do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) na Plataforma SalivaTec onde é responsável pela Biologia Computacional.

Os seus principais interesses de investigação são a identificação de painéis de biomarcadores salivares por estudos in silico utilizando ferramentas de bioinformática desenvolvidas no SalivaTec (SalivaTecDB, OralInt e SalivaPrint Toolkit) e a sua posterior validação usando know-how e tecnologia de última geração para a identificação de proteínas em pequenos volumes de amostras de saliva.