Professora Catedrática da Universidade Católica Portuguesa é licenciada em Biologia e doutorada em Bioquímica, especialidade de Enzimologia pela Universidade de Coimbra e realizou em 2007 na Universidade de Aveiro as Provas de Agregação em Biologia.

Em 1982 Inicia a carreira na Universidade de Aveiro, Departamento de Biologia. Coordenou o Mestrado em Microbiologia Molecular na mesma Universidade. Lecionou no Mestrado em Experimentação Animal da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Em 2001 integra a Universidade Católica Portuguesa como responsável pelas Ciências Básicas do curso de Medicina Dentária em Viseu. Leciona na UCP as UC de Biologia Celular, Bioquímica Estrutural e Imunobiologia.

Em 2009 cria a Licenciatura em Ciências Biomédicas, sendo coordenadora até ao presente. Em 2010 foi Diretora-Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da UCP. Desde 2015 é Diretora Regional do Instituto de Ciências da Saúde em Viseu.

É Diretora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da UCP desde 2015.

O atual interesse de investigação centra-se na integração da informação sobre proteínas tendo como objetivo principal esclarecer mecanismos moleculares de doenças e identificar biomarcadores uteis para diagnóstico, ou como alvos terapêuticos.

Está particularmente interessada no diagnóstico em saliva e nesse sentido estabeleceu com financiamento de fundos regionais e europeus o laboratório SalivaTec.

Lidera ou colabora em vários projetos de investigação com financiamento por diferentes agências nacionais ou internacionais e tem larga experiencia na orientação de alunos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado.