Doutorada em Ciências Biomédicas e mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade tem como principais interesses: 1. A memória, o envelhecimento e a demência; 2. A relação entre as funções cognitivas e as suas bases neurais; 3.Impacto da estimulação/privação no desenvolvimento ao longo da vida das funções cognitivas, por exemplo: iliteracia/literacia, programas de estimulação, privação sensorial, entre noutras.
É especialista em Psicogerontologia e em Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Atualmente é professora associada do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa onde trabalha na área da Neuropsicologia e das Neurociências Cognitivas, assumindo a coordenação do Mestrado em Neuropsicologia.

Ao nível de docência tem vindo a ser responsável por diversas disciplinas relacionadas com a Neuropsicologia e as Neurociências, quer ao nível "pré" quer "pós" graduado, tendo participado em trabalhos de investigação e orientado trabalhos académicos.  É, ainda, coordenadora da Pós-Graduação em Psicogerontologia.  


 

Paper

"Disentangling Linguistic Modality Effects in Semantic Processing",

Nunes, M. (2016). "Disentangling Linguistic Modality Effects in Semantic Processing",. Journal of Psycholinguistic Research
Book Chapter

"Impacto do Envelhecimento na Família"

Nunes, M. (2016). "Impacto do Envelhecimento na Família".
Paper

A Aprendizagem da Leitura e da Escrita e o Loop Fonológico”

Nunes, M. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita e o Loop Fonológico”.
Other

Bilingualism and Bimodal Bilingualism in Deaf People

Nunes, M. , Ana Mineiro, Maria Vânia Silva Nunes, Mara Moita, Sónia Silva & Alexandre Castro-Caldas. (2014). Bilingualism and Bimodal Bilingualism in Deaf People. Bilingualism and Bilingual Deaf Education
Other

Bimodal and Bilingual Language Acquisition: preliminary research data from a longitudinal project on language acquisition,

Nunes, M. (2012). Bimodal and Bilingual Language Acquisition: preliminary research data from a longitudinal project on language acquisition,.
Paper

Cognitive output of a neuropsychological stimulation program in an elderly day care center with low educated participants: An observational study

Nunes, M. , Maria Vânia Silva Nunes, Ana Almeida Pinho, Helena Mauricio Campos, Paula Abreu, Isabel Pinto Gonçalves & Alexandre Castro Caldas. (2014). Cognitive output of a neuropsychological stimulation program in an elderly day care center with low educated participants: An observational study. Dement. neuropsychol.
Paper

Cognitive Studies on Portuguese Sign Language (LGP): A work in progress:

Nunes, M. (2009). Cognitive Studies on Portuguese Sign Language (LGP): A work in progress:. Cadernos de Saúde
Other

Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa

Nunes, M. (2010). Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa.
Paper

Envelhecimento Cerebral, na perspetiva das Neurociências Cognitivas do Envelhecimento”

Nunes, M. (2014). Envelhecimento Cerebral, na perspetiva das Neurociências Cognitivas do Envelhecimento”. Publicação do Centros de Estudo dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa.
Paper

Envelhecimento Cognitivo: Principais mecanismos explicativos e suas Limitações,

Nunes, M. (2009). Envelhecimento Cognitivo: Principais mecanismos explicativos e suas Limitações,.
Paper

Episodic buffer 10 years later: Concept review | Buffer episódico 10 anos depois: Revisão de um conceito

Nunes, M. , Canário, N. & Nunes, M.V.S.. (2012). Episodic buffer 10 years later: Concept review | Buffer episódico 10 anos depois: Revisão de um conceito. Revista Neurociencias
Book Chapter

Executive Functions

Nunes, M. (2016). Executive Functions.
Paper

Hand Tactile Discrimination, Social Touch and Frailty Criteria in Elderly People: a cross sectional observational study,

Nunes, M. (2016). Hand Tactile Discrimination, Social Touch and Frailty Criteria in Elderly People: a cross sectional observational study,. Archives of Gerontology and Geriatrics
Other

Introdução às Neurociências Cognitivas

Nunes, M. (2012). Introdução às Neurociências Cognitivas.
Other

Introdução às Neurociências,

Nunes, M. (2010). Introdução às Neurociências,.
Paper

Learning orthography in adulthood: A magnetoencephalographic study

Caldas, A., Nunes, M. , Castro-Caldas, A., Nunes, M.V., Maestu, F., Ortiz, T., Simoes, R., Fernandes, R., De La Guia, E., Garcia, E. & Goncalves, M.. (2009). Learning orthography in adulthood: A magnetoencephalographic study. Journal of Neuropsychology
Paper

Memória de Trabalho: Uma breve Revisão

Caldas, A., & Nunes, M. (2009). Memória de Trabalho: Uma breve Revisão. Cadernos de Saúde
Paper

Reliability and Validity of the European Portuguese version of the Social Touch Questionnaire

Caldas, A., Nunes, M. , Vieira, A.I., Ramos, A.V., Cavalheiro, L.M., Almeida, P., Nogueira, D., Reis, E., Nunes, M.V. & Castro-Caldas, A.. (2016). Reliability and Validity of the European Portuguese version of the Social Touch Questionnaire. Journal of Nonverbal Behavior
Paper

The ex-illiterate brain: The critical period, cognitive reserve and HAROLD model | O cérebro ex-analfabeto: O período crítico, reserva cognitiva e o modelo HAROLD

Caldas, A., Nunes, M. , Nunes, M.V.S., Castro-Caldas, A., del Rio, D., Maestú, F. & Ortiz, T.. (2009). The ex-illiterate brain: The critical period, cognitive reserve and HAROLD model | O cérebro ex-analfabeto: O período crítico, reserva cognitiva e o modelo HAROLD. Dementia e Neuropsychologia
Other

The Role of MEG in Unveiling Cognition

Nunes, M. (2011). The Role of MEG in Unveiling Cognition.
Book Chapter

“ A emoção: Um vetor neurobiológico a motivar a emergência das metáforas náuticas dos marinheiros dos Descobrimentos ?”

Nunes, M. (2009). “ A emoção: Um vetor neurobiológico a motivar a emergência das metáforas náuticas dos marinheiros dos Descobrimentos ?”.
Paper

“ A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoras”

Nunes, M. (2016). “ A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoras”. Revista de Estudios e Investigation en Psicologia y Educacional
Paper

“Absence of School Attendance in the Proper Age as a Handicap for Adult Learning to read and write”

Nunes, M. (2003). “Absence of School Attendance in the Proper Age as a Handicap for Adult Learning to read and write”. ournal of the International Neuropsychological Society
Paper

“Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida (IaQdV)- Estudo de Validação para a população Idosa Portuguesa,

Nunes, M. (2009). “Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida (IaQdV)- Estudo de Validação para a população Idosa Portuguesa,. Psychologica
Book Chapter

“O Ensino da Neuropsicologia : Algumas reflexões”

Nunes, M. (2013). “O Ensino da Neuropsicologia : Algumas reflexões”.
Other

“PRO_LGP: an e-learning Project”

Nunes, M. (2009). “PRO_LGP: an e-learning Project”.
Paper

“Relação entre Afasia e Trombólise: A Opinião dos terapeutas da Fala”

Nunes, M. (2014). “Relação entre Afasia e Trombólise: A Opinião dos terapeutas da Fala”. Cadernos de Saúde
Paper

“The imprint of literacy on motion processing brain areas”,

Nunes, M. (2006). “The imprint of literacy on motion processing brain areas”,. Neuroimage