UCP inicia a constituição de um Corpus de Referência da Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Thursday, November 15, 2018 - 12:19

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do projeto “Corpus & Avatar da Língua Gestual Portuguesa” (Refª PTDC/LLT-LIN/29887/2017) inicia a constituição de um Corpus de Referência da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Um corpus é um conjunto de produções linguísticas – neste caso em LGP – executadas por gestuantes proficientes nesta língua.

O corpus será constituído por 70 horas de gravação abrangendo produções gestuadas desde a década de 90 até à atualidade, contendo uma grande diversidade etária e social de gestuantes e contendo uma representação clara da geografia dialetal da LGP, com gestuantes dos vários pontos do país. A inclusão de discurso formal, informal, naturalístico e elicitado está também presente nesta primeira grande coleta de dados para a LGP.

A partir deste corpus, que será parcialmente anotado, poder-se-ão fazer análises linguísticas fidedignas e examinar comportamentos linguísticos dos gestuantes a partir de informações altamente confiáveis e reais pois são isentas de opiniões e de julgamentos prévios sobre os factos linguísticos da LGP. Por outro lado, conseguir-se-á ter índices de frequência de gestos permitindo de futuro a dicionarização de gestos frequentes pertencentes ao vocabulário fundamental da LGP.

Os investigadores ligados à recolha e formatação do corpus são, nesta fase inicial: Ana Mineiro, Mara Moita, Paulo Carvalho, Helena Carmo e Neide Gonçalves.

Este projeto da Universidade Católica Portuguesa, através do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, foi ganho em parceria com o INESC-ID no âmbito do concurso Portugal 2020, financiado por Fundos Nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Upcoming Events

28
Feb
16:00
11
Mar
17:15